RECEBA CORRESPONDÊNCIA VIA EMAIL
  • Philadelphia Portuguese Club
ENDEREÇO

(215) 742-2577

 

2019 Rhawn Street
Philadelphia, PA 19152

portugueseclub1935@gmail.com

Ao longo de mais de 80 anos da nossa existência, temos como único objectivo oferecer a todos os Portugueses da comunidade, um local de convívio. Tudo faremos para que todos, sem excepção, se sintam bem-vindos a casa de todos nós. 

QUEM SOMOS

© 2018 PHILADELPHIA PORTUGUESE CLUB

SAUDADE É A NOSSA PÁTRIA

Prefacio tirado do livro “50 Anos de Historia do Philadelphia Portuguese Club 1935 - 1985”

Saudade é a nossa Pátria:

De todas as cidades Americanas, Filadelfia é aquela que tem nome mais significativo, Fundada em 1681 por William Penn, o seu nome é composto por duas palavras gregas: 'phylos", que quer dizer amor, e "delfos", que significa irmão. Por isso, Filadélfia é chamada a Cidade do Amor Fraternal.

 

Foi certamente o amor fraternal que inspirou os corajosos emigrantes Portugueses de Fiadélfia a fundarem o "Philadelphia Portuguese Club", em 1935, quando a América atravessava a grande depressão económica!

 

Durante meio século, o "Philadelphia Portuguese Club " tem prestado relevantes serviços a Portugal e à América. "Philadelphia Portuguese Club" não é só uma organização Portuguesa, mas também uma associação Luso-Americana. Na realidade, nós temos duas Pátrias amigas que se fundem numa só: a Pátria da Saudade!

 

Quem é que não tem saudades da sua juventude, da terra onde nasceu e foi criado? Mas, também, quantos de nós temos fllhos e netos já nascidos na América? É por isso que os Luso-Americanos quando estão na América têm saudade de Portugal e quando vivem em Portugal têm saudade da América!

 

Se Saudade é a nossa Pátria, é uma Pátria que não tem fronteiras, é independente, é essencialmente humana. É uma Pátria mística, composta pelo que nos é mais querido, mais belo e humano dos dois paises, onde o destino quis que passássemos a nossa vida!

 

Entre tantos milhares de linguas diferentes que há no mundo, só a lingua Portuguesa possui a palavra Saudade!

 

Em Filadélfia - Cidade do Amor Fraternal - quem quiser "matar saudades" é no "Philadelphia Portuguese Club". É esta organização que continua a manter a chama viva da nossa Pátria que se chama Saudade!

 

As nossas efusivas saudações à Direcção, aos associados e aos coordenadores deste magnifico livro das Bodas de Ouro, que é uma obra preciosa não só para as gerações actuais, mas também para as gerações vindouras do "Philadelphia Portuguese Club".

Parabéns e muitas felicidades a todos, do vosso compatriota,

Manuel Luciano da Silva, Médico - Bristol, Rhode Island

PEDRA DIGHTON

Mais um segmento de Gente Memoria com Matthew Correia onde esta semana apresentamos o Dr. Manuel Luciano da Silva, historiador, investigador, medico, escritor etc... Fundou o Museu de Dighton sobre a Pedra de Dighton. Falceu no dia 21 de Outubro, 2012.